quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Você sabe quem foi José de Paula Barreto ?


Nasceu em 1882 num lar pobre e com muitas dificuldades. Passou sua infância em Glicério. Devido ao alcoolismo do pai e as crises familiares advindas deste mal, sua mãe fugiu de casa com os seis (6) filhos, buscando uma vida mais digna para sua família. Neste labutar, onde muitos não sobrevivem, José de Paula Barreto cresceu e se desenvolveu na luta por formar um lar mais adequado que aquele em que crescera. Tornou-se comerciante, começou a prosperar, casou-se com a jovem Júlia, com quem veio a Ter oito (8) filhos: Rolanda, Ernani, Débora, Dorcas, Eunice, Jefte, Júlia e José. Após o casamento mudou-se para Conceição de Macabu, estabelecendo comércio no Curato de Santa Catarina, comprando também uma propriedade em Canudos.
Por volta de 1920, Macabuzinho gozava de bom comércio, agricultura forte, desenvolvimento promissor. Estes fatos atraíram o Sr. José de Paula Barreto para este distrito, macaense na época. Após um período de bem-aventurança em Macabuzinho , mudou-se para Conceição de Macabu. Nesta época, havia um prédio de hotel onde hoje se encontra a 1ª Igreja Batista. Com excelente condição financeira, o Sr. José de Paula Barreto comprou o tal hotel, abriu um comércio que ia de vento em popa, mas, por ser um grande investidor no café, quando o preço caiu em 1930, sofreu um grande baque financeiro, fechando o comércio e voltando para seu sítio em Canudos onde, por sua destreza e perseverança recuperou-se paulatinamente.
Embora sem muita escolaridade, tinha grande cultura, pois amava a leitura, escrevia bem, com ótima caligrafia, era inteligente, competente e conhecedor das leis. Por essas qualidades tornou-se Juiz de Paz em Conceição de Macabu, vendeu o prédio onde funcionou o comércio, comprando uma casa ao lado, hoje moradia do ex-prefeito Archimedes Custódio. Depois, foi nomeado subdelegado de Conceição de Macabu, cargo que ocupou por vários anos.
O Sr. José de Paula Barreto casou-se pela segunda vez, com Ester (Ester de Souza Barreto), com quem teve cinco (5) filhos: Maria, José, Ester, Paulo e Milvade.
Por ter problemas cardíacos, numa semana agitada onde houve até apedrejamento de um homem na Usina, seu coração não suportou as intempéries que lhe abalaram, pois ainda como subdelegado tentava solução, e, após uma audiência frustrante teve um colapso em casa e morreu. Eram seus anos de número sessenta e sete (67) e corria o ano de 1949.
Vinte anos depois, o então prefeito Archimedes Custódio, casado com a filha de José de Paula Barreto, comprou dois lotes e doou o terreno para a construção da escola que veio a receber o nome de E. E. José de Paula Barreto.
Sr. José de Paula Barreto, bom exemplo para a comunidade beneficiada pela escola que leva seu nome, pois tendo nascido em grande pobreza e crise familiar, superou-se com dignidade, tornando-se nobre e respeitado por todos. Morreu no exercício do dever e porque tomava com seriedade extrema seus compromissos. Esta escola, situada em bairro de baixa renda pode em muito ajudar a seus membros se tornar o exemplo de José de Paula Barreto notório entre eles.

2 comentários:

  1. Olá! Meu nome é Andréia Verônica de Matos BARRETO Ferraz, neta de José de Paula Barreto. Sou filha de Maria Barreto, filha do segundo casamento do meu avô. Hoje, sou professora em Macaé. Fiquei muito emocionada em conhecer, através do blog da escola, mais um pouco da história do meu avô. Infelizmente não o conheci pessoalmente, mas ouço minha mãe e meus tios falarem dele com muito orgulho. Espero um dia poder conhecer a escola que recebe o nome de uma pessoa tão querida para mim.
    Parabéns pelo blog e pela história de José de Paula Barreto, tão bem contada.

    ResponderExcluir
  2. eu sou aluno da escola sou da quinta série

    jardel

    ResponderExcluir